Transformação digital e IA redefinem o mercado de seguros no Brasil

Publicado em: 06/08/2025
Compartilhe

Conteúdo

Painel do 2º Fórum IRB(P&D) destaca impacto nos modelos de negócios, na gestão de riscos e na experiência do consumidor

O mercado brasileiro de seguros passa por uma revolução tecnológica. Para falar sobre essas mudanças e os avanços e desafios trazidos por elas, o 2º Fórum IRB(P&D), realizado nesta quarta-feira (06/08), no Rio, convidou Ronald Richman, fundador e CEO da InsurAI; Dennis Milan, diretor de Tecnologia, Digital e Inovação da Tokio Marine; e Paula Caldeira e Nando Guerreiro, da startup Guarda Clima.

Durante o painel “Aplicações digitais e IA: implicações no mercado de seguros”, que contou com a moderação de Gabriel Vasconcellos, especialista em Inovação do IRB(Re), eles concordaram que a transformação digital e a IA estão redefinindo os modelos de negócios, a gestão de riscos e a experiência do consumidor no setor segurador.

Ronald Richman, por exemplo, ressaltou o papel da IA no valor dos seguros. “A precificação acontece de forma mais rápida e fácil, fazendo a diferenciação entre os segurados e suas especifidades”, disse, sinalizando uma das muitas vantagens, segundo o CEO, do uso da tecnologia.

Dennis Milan ressaltou a preocupação com a área tecnológica e a necessidade de investir pesado nas diversas ferramentas de inovação e de segurança. “Fala-se muito do risco climático. O risco cibernético é pior que o risco climático”, alertou.

Paula Caldeira e Nando Guerreiro falaram sobre seguro paramétrico climático da Guarda Clima voltado a produtores rurais. O produto auxilia o agronegócio a se adaptar às mudanças climáticas com mais resiliência e previsibilidade.

Com apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o 2º Fórum IRB(P&D) reúne representantes do mercado de seguros e resseguros, do setor público e especialistas do Brasil e do exterior. Entre os temas debatidos: inovação, parcerias público-privada e estratégias de resiliência frente aos riscos climáticos.

Compartilhe
Pular para o conteúdo