" "

Aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) – ou ESG, na sigla do inglês de environmental, social and governance – se incorporam à estratégia do IRB Brasil RE como um compromisso e em decorrência da própria natureza do negócio.

As atividades de seguro e resseguro são diretamente conectadas ao conceito de sustentabilidade, pois representam um instrumento de gestão de riscos para o tratamento adequado e a minimização dos impactos que possam afetar o desempenho das empresas e a vida das pessoas. Elas ajudam a manter o bom funcionamento de todo o sistema, inclusive porque há repartição de riscos entre resseguradoras, e criam uma cadeia que promove mais estabilidade financeira para o mercado de seguros diretos.

Adicionalmente, o setor de resseguros – e o IRB em particular – atua como agente de equilíbrio importante quando identifica e recusa riscos de empresas que possam ser potenciais agressoras do meio ambiente. Como parte das estratégias de subscrição, há avaliação sistemática dos riscos ambientais das apólices, de forma a identificar e mitigar possíveis danos ambientais causados por seus segurados.

Para reafirmar seu compromisso, o IRB Brasil RE acredita ser relevante contar com uma política para nortear a atuação da companhia de acordo com as melhores práticas. Em junho de 2022, aprovou no Conselho de Administração (CA) sua Política de ESG, que deverá apoiar no direcionamento e integração dos temas ESG com a estratégia da Companhia e as oportunidades de negócio, visando à prevenção de impactos negativos e à ampliação dos impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade.

ASPECTOS SOCIAIS

O compromisso de promover o desenvolvimento da sociedade é expresso por iniciativas próprias, apoios e parcerias na execução de projetos de responsabilidade social e no patrocínio de ações socioculturais com recursos de incentivos fiscais. Historicamente, os investimentos se concentram em promoção da saúde e da qualidade de vida, incentivo ao esporte e apoio à educação e cultura, em iniciativas que contam também com a ação de colaboradores voluntários.

Em 2021, contribuímos com o Projeto Sem Barreiras, que oferece aulas de atletismo, vôlei e judô a crianças e jovens da comunidade de São Carlos, no Estácio, e de bairros da região central da cidade do Rio de Janeiro. Foram doados 196 pares de tênis a jovens atletas com o objetivo de incentivar e viabilizar a prática do esporte. Além disso, em dezembro, o IRB Brasil RE entregou 180 cestas básicas aos alunos, professores e funcionários do projeto. Ao todo, foi doada 1,5 tonelada de alimentos.