A temporada de visitas guiadas promovidas pelo IRB Brasil RE ao Museu do Amanhã, no Rio, está aberta. Até o fim do ano, crianças dos projetos sociais patrocinados pela empresa vão descobrir o que os espera no amanhã em quatro edições. Os 30 primeiros a embarcarem nessa viagem, na quinta-feira (23/05), foram os alunos do polo Rocinha do Instituto Reação, ONG criada pelo ex-judoca Flavio Canto. No dia 27 de junho, será a vez dos alunos do polo Deodoro conhecerem o espaço.
Os pequenos foram recepcionados pelo IRBito, mascote da empresa, e tiveram um café da manhã reforçado às margens da baía de Guanabara. Com o museu aberto só para eles, durante cerca de uma hora, os pequenos tiveram uma experiência original com direito a guias e utilização, em alguns ambientes, da realidade aumentada, proporcionada pelo aplicativo do espaço cultural. O app, desenvolvido em conjunto com o IRB, conta ainda com outros recursos como audioguia, acessibilidade e máscaras de selfie, além de trazer a programação completa das exposições e atividades, história, dicas de transporte e um espaço de compra online com fila preferencial.
Para Juliana Borenstein, coordenadora do Programa de Educação do Instituto Reação, a visita deu a oportunidade de os alunos aprenderem sobre o futuro do planeta e expandirem o repertório cultural de uma maneira diferente. “No museu, eles ampliam a visão do mundo e de realidade de uma maneira que eles adoram: interagindo com a tecnologia. Eles saem do meio que vivem, colocam a cara na rua e se conectam com o que está acontecendo no mundo”, completou ela.
A exposição principal ocupa o segundo andar do Museu do Amanhã. Nela, o público é levado a percorrer uma narrativa estruturada em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, que somam mais de 40 experiências interativas disponíveis.
Maria Eduarda Maia e Letícia Melo, ambas de 12 anos, se encantaram com a visita desde a primeira sala, em que o vídeo que leva a reflexão sobre nossas origens e o que queremos para o futuro. “Foi uma experiência nova. O que eu mais gostei foi o primeiro filme. Vou voltar mais vezes e explorar a exposição com mais calma”, relatou Maria Eduarda.
Sobre os patrocínios
O IRB Brasil RE patrocina o Museu do Amanhã desde 2017 por considerar que ele gera conhecimento por meio da inovação e sustentabilidade, dois importantes valores para a empresa. Com este patrocínio, a empresa se firma como grande incentivadora da cultura e ciência nacional, expondo sua marca no cenário nacional. Entre outras ações, a parceria foi responsável pela criação do aplicativo do museu, que apresenta uma perspectiva original aos visitantes por meio de experiências de realidade aumentada espalhadas por toda a exposição permanente. O app, disponível para Android e iOS, foi criado pelas gerências de Marketing e Comunicação e Aplicações para o Negócio do IRB, em parceria com a empresa Mobile2You.
O IRB também é patrocinador do projeto socioesportivo Reação Escola Faixa Preta com o objetivo de promover o esporte como instrumento de transformação social, mudando o rumo da vida dos participantes ao apresentar novas oportunidades e caminhos, além de melhorar a qualidade de vida. O projeto oferece aulas de judô a mais de 1.200 crianças, adolescentes e adultos com idades entre 4 a 29 anos, trabalhando os princípios e valores do esporte, como determinação, respeito, disciplina, coragem e solidariedade. A proposta é desenvolver não somente as técnicas dessa modalidade, mas contribuir para o desenvolvimento humano e inclusão social por meio do esporte e da educação. O projeto faz parte do Instituto Reação.