Com patrocínio do IRB Brasil RE, “Pablo Picasso – mão erudita, olho selvagem” está no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A exposição faz um recorte cronológico da obra de um artista à frente do seu tempo e abrange desde seus primeiros anos até sua fase final, na década de 1970.
Saiba mais sobre a exposição em São Paulo aqui
Pela primeira vez em viagem, os trabalhos vêm da coleção do Museu Picasso de Paris e pertenceram ao próprio artista, que não os vendeu ou doou durante sua vida, mas escolheu mantê-los. Fazem parte do acervo obras como “Retrato de Homem” (1901), marco de sua Fase Azul; “Autorretrato” (1906), uma autorrepresentação, recurso que Picasso usou ao longo de toda sua carreira; e as fotos de Dora Maar, uma de suas mulheres, que documenta o processo de pintura da obra “Guernica” (1937). O conjunto escolhido pela curadoria reúne pinturas, desenhos e escultura de violões e instrumentos de corda representativos das fases cubistas do artista.
Para quem vai conferir a exposição, o IRB Brasil RE proporciona a Painting Experience. Com o personagem IRBito como host da instalação, o público fica sabendo um pouco mais sobre a empresa, a arte de Picasso e participa de uma experiência de realidade virtual. Como funciona? Ao colocar um par de óculos, utilizando apenas os movimentos de braços e mãos, o visitante produz sua própria arte durante três minutos, com uma visão 360° de um ateliê de pintura. Ao terminar, é possível compartilhar o resultado nas redes sociais, por meio de uma tela touch screen. Qualquer pessoa que comparecer ao local, de sexta a domingo, pode participar.
Clique aqui e conheça o IRBito
O IRB Brasil RE tem se firmado como incentivador do acesso à cultura, já tendo patrocinado exposições renomadas de artistas como Frida Kahlo e Salvador Dalí. Além disso, somente entre 2015 e 2016, a empresa já apoiou mais de 30 ações, entre projetos culturais, sociais e esportivos, entre outros.