A agência internacional de classificação de risco A.M. Best concedeu ao IRB Brasil RE o rating Excelente (A-), com perspectiva de estabilidade, na contramão do pessimismo que assola o mercado. O comunicado oficial divulgado pela instituição nesta quinta-feira, 25/02, destaca como pontos relevantes que justificaram a manutenção da nota “o forte perfil de negócios do IRB no mercado de resseguros brasileiro, o sólido desempenho financeiro e o excelente nível de capital ajustado a risco”.
A notícia veio ao encontro do recém-divulgado balanço da companhia, que apresentou aos seus acionistas e ao mercado números que superaram qualquer expectativa, batendo uma marca histórica do líder em resseguros no Brasil.
Para o presidente do IRB, José Carlos Cardoso, é extremamente gratificante verificar que as medidas implementadas há pouco mais de um ano trouxeram um resultado tão positivo. “Uma perfeita combinação do que a empresa tem de melhor, que é sua experiência e conhecimento do mercado brasileiro, aliados ao que existe de mais moderno no mercado de resseguros global”, enfatiza.
Apesar das turbulências, o IRB se mantém blindado em sua trajetória de expansão no mercado nacional e, recentemente, no internacional, firme na nova estratégia de atuação, com foco bem definido em resultados.
“O crescimento consistente, uma gestão operacional e financeira eficiente, aliada a uma estrutura adequada de gestão integrada de riscos nos permitiram a manutenção do rating, mesmo neste cenário adverso”, complementaa Vice-Presidente de Riscos e Compliance da companhia, Lucia Valle.
No comunicado oficial, a A.M. Best ainda destaca que “a reestruturação proporcionou ao IRB uma estrutura de gestão de risco mais eficaz, bem como melhorou a agilidade e a eficiência operacional. Em geral, o IRB continua a ter uma posição ímpar e forte no crescente mercado de (res)seguros brasileiro, juntamente com uma estratégia bem definida e um experiente quadro de funcionários para executar a sua expansão internacional.”