Exposição de Picasso com experiência virtual criada pelo IRB chega ao Rio

Publicado em: 16/09/2016
Compartilhe

Conteúdo

​Com patrocínio do IRB Brasil RE, a exposição “Pablo Picasso – mão erudita, olho selvagem” está no Rio de Janeiro e fica aberta ao público de 13 de setembro a 20 de novembro, na CAIXA Cultural. A mostra faz um recorte cronológico da obra de um artista à frente do seu tempo e abrange desde seus primeiros anos até sua fase final, na década de 1970.

Confira todas as informações

Quem visitar a exposição poderá participar, de sexta a domingo, de uma ação interativa e vivenciar como é ser um pintor. A Painting Experience permite ao visitante criar sua própria tela digital com a ajuda de um par de óculos de realidade virtual. O recurso Lighthouse, uma das versões de tecnologia mais modernas do mundo, rastreia movimentos dos braços e das mãos. Por isso, durante cinco minutos, o usuário consegue reproduzir a experiência da pintura e ainda ter uma visão 360° do ateliê. A arte final pode ser compartilhada nas redes sociais, utilizando uma tela touch screen. A ação é gratuita e conta ainda com a presença, aos domingos, do nosso mascote IRBito.

Assista ao vídeo e conheça o IRBito

As obras da exposição, que já esteve em São Paulo, vêm da coleção do Museu Picasso de Paris e pertenceram ao próprio artista, que não as vendeu ou doou durante sua vida, mas escolheu mantê-las. O conjunto escolhido pela curadoria reúne pinturas, desenhos e escultura de violões e instrumentos de corda representativos das fases cubistas do artista.

Fazem parte do acervo trabalhos como “Retrato de Homem” (1901), marco de sua Fase Azul; “Autorretrato” (1906), uma autorrepresentação, recurso que Picasso usou ao longo de toda sua carreira; e as fotos de Dora Maar, uma de suas mulheres, que documenta o processo de pintura da obra “Guernica” (1937).

O IRB Brasil RE tem se firmado como grande incentivador da cultura nacional e já patrocinou exposições renomadas de artistas como Frida Kahlo e Salvador Dalí. Somente nos últimos dois anos, a companhia apoiou mais de 30 ações culturais e esportivas, com investimentos que giram em torno de R$ 15 milhões.

Compartilhe
Pular para o conteúdo