2º Fórum IRB(P&D) reúne especialistas estrangeiros no Rio

Publicado em: 21/07/2025
Compartilhe

Conteúdo

Encontro, que acontece em agosto, debaterá inovação técnica em gerenciamento de riscos. Acompanhe a cobertura aqui no site e nos perfis do IRB(Re) nas redes sociais

A “Inovação técnica em gerenciamento de riscos” será tema de um dos debates do 2º Fórum IRB(P&D), que acontece no Rio de Janeiro, no dia 6 de agosto. Com moderação da diretora de Controles Internos, Riscos e Conformidade do IRB(Re), Eduarda de La Rocque, o painel reunirá os convidados internacionais Stuart Calam, Stéphane Loisel e Simon Solvsten.

“Em uma década marcada pela disrupção, fóruns como o IRB(P&D) são vitais para conectar a pesquisa com estratégias de resiliência do mundo real. Minha palestra se concentrará em como a inovação em financiamento de riscos e resiliência da cadeia de suprimentos pode ajudar as organizações a navegarem no complexo cenário de riscos atual”, afirma Simon Solvsten.

Diretor do Centro Europeu de Estudos de Risco e Resiliência da Universidade do Sul da Dinamarca, criado por ele em 2023, Solvsten tem mais de dez anos de carreira internacional no setor de seguros, com foco em avançar na gestão de riscos e reduzir a distância entre o capital e os segurados. Segundo ele, os participantes do fórum terão dicas sobre como conectar a pesquisa acadêmica com soluções práticas para construir sistemas mais fortes e adaptáveis.

Stéphane Loisel é PhD em matemática aplicada pela Universidade de Lyon, mestre em ciências atuariais e finanças e membro do conselho do Institut des Actuaires. Atualmente, é professor titular do Conservatório National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris, sendo responsável pela cátedra de Ciências Atuariais e Ciência do Risco, além de membro do laboratório de pesquisa Lirsa.

“Inovações técnicas são relevantes na gestão de riscos para todas as partes da cadeia de valor de seguros e resseguros. Enfatizarei como se pode alavancar a inteligência artificial, a prevenção e a combinação de tipos de dados, incluindo de satélite, para melhorar a precificação, mas também a mitigação de riscos, a segurabilidade e a inclusão no contexto atual das mudanças climáticas”, explica.

O palestrante Stuart Calam é responsável pela Willis Research Network (WRN) na WTW, onde lidera a estratégia operacional e programática de uma das maiores colaborações do mundo entre a academia e o setor de seguros. Desde que ingressou na equipe da WRN, em 2012, Stuart desempenha papel central na definição de como a WTW utiliza a pesquisa acadêmica para apoiar a inovação em avaliação de riscos, modelagem e tomada de decisões estratégicas.

O 2º Fórum IRB(P&D) tem como tema “Transferência de riscos: estratégias e inovações” e conta com apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Aberto somente para convidados, o evento é promovido pelo IRB(P&D), área do IRB(Re) com dedicação exclusiva à pesquisa e ao desenvolvimento.

 

Compartilhe
Pular para o conteúdo