
O que é Resseguro?
Bens de valor e patrimônios precisam de seguros. E as seguradoras também precisam de quem as proteja
Ao assumir riscos, as seguradoras buscam garantias para honrar seus compromissos em caso de perdas. Por isso, elas repassam às resseguradoras parte da responsabilidade – e dos prêmios.
Existem inúmeras vantagens nessa pulverização, como o aumento da capacidade de absorção de riscos, a manutenção da saúde financeira das seguradoras, a proteção para catástrofes, a transferência de conhecimento no setor, entre outras.
O resseguro é, portanto, uma atividade que traz segurança para todas as partes envolvidas e tem papel fundamental na viabilização de grandes projetos, contribuindo de maneira imprescindível para o desenvolvimento econômico.
-
O resseguro
E termos gerais, o resseguro é o seguro das seguradoras. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a seguradora por prejuízos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro.
-
Cessão e retrocessão
Estes recursos também fazem parte do mercado ressegurador. A seguradora transfere parte do risco ou de uma carteira de riscos ao ressegurador. Isso é uma cessão de resseguro. O ressegurador, por sua vez, dispõe do recurso de retrocessão, repassando parte das responsabilidades que assumiu para outro ressegurador, com o objetivo de proteger seu patrimônio.
-
Riscos divididos
Para garantir os riscos aceitos, honrar os compromissos assumidos e manter a saúde financeira, as seguradoras repassam parte dos riscos – e dos prêmios – para uma resseguradora.